fbpx

Chegou a hora de começar a treinar?

Atividade física. Explicar o benefício da atividade física, seja a corrida ou qualquer outro tipo de exercício, pode ser considerado uma tarefa fácil.

Mas então por que temos 55% da população acima do peso e apenas algo em torno de 25 a 30% da população, dependendo da cidade, praticando algum tipo de exercício físico? A resposta também é simples: A consequência

Vivemos num mundo cada vez mais digital, onde conseguimos realizar uma série de tarefas do nosso dia a dia num clique do nosso celular, numa conferência em nosso computador. Além disso, bens que trazem conforto e praticidade (como um carro, controle remoto, bicicleta elétrica, etc) são muito desejados e valorizados em nossa sociedade.

Nesse cenário onde aparentemente a atividade física não trará grandes mudanças na forma como se vive, é difícil motivar alguém para começar a treinar, não é mesmo?

 

Começar a treinar: Como se disciplinar?

 

Começar a treinar em muitos casos é motivado por algum tipo de recomendação. Em geral do médico. Pessoas acima do peso, colesterol acima do recomendado, pressão alta, stress… todas possibilidades que levam a essa orientação.

A estética também é um fator determinante. Ter como meta um corpo mais magro, com músculos e baixo percentual de gordura, é um desejo de 10 entre 10 pessoas que treinam por estética. Em cidades onde o calor esta mais presente e influenciam para o uso de roupas que exponham mais o corpo, esse apelo é ainda maior.

Mas com o tempo, assim que alguns quilos são perdidos e alguns índices do seu hemograma são equilibrados, o sedentarismo costuma ser incorporado de novo. Principalmente para quem apenas queria chegar a meta recomendada.

Por isso, um dos maiores segredos para criar disciplina para treinar é escolher uma modalidade esportiva. Escolher um esporte faz com que todos os resultados citados acima virem um meio e não o fim da meta.

Além disso, se envolver com uma modalidade permite que você alinhe corpo e mente dentro de um mesmo foco. Responda para mim: Não é muito melhor quando você faz um exercício e tem prazer? Você só conseguirá ter essa sensação se mentalmente também estiver envolvido.

 

Como arrumar tempo para começar a treinar?

 

A caminhada e a corrida são atualmente as principais modalidades praticadas no Brasil. Isso ocorre porque elas são práticas de fazer. Quer começar a caminhar? Basta colocar um tênis e dar seus primeiros passos na esteira, parque ou praça perto de casa.

Gosta de correr e quer se aprimorar? Se inscrever em corridas de rua pode dar aquela motivação extra para manter a disciplina.

Mas atenção: Caminhada e corrida são atividades fáceis de FAZER, não de se DESENVOLVER. Não realizar um treinamento orientado por um especialista pode levar você a sofrer lesões. Outra consequência é estagnar sua evolução num curto espaço de tempo.

Atualmente existem diversas assessorias de corrida que dão suporte tanto na parte presencial como online. Elas orientam sobre intensidade de treinos, metas e análise de evolução.

Apenas buscando se entregar de corpo e alma para uma atividade física, você irá conseguir extrair o melhor do seu corpo e mente, e alcançar aquele prazer tão desejado entre pessoas que não gostam de treinar.

 

Quer conhecer um novo jeito de treinar corrida? Vem para a Runplace!

2 Comentários

Fazer um comentário