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Minha primeira maratona: descubra se você está pronto

Segundo o ministério do esporte, a corrida é uma das atividades mais praticadas no país, principalmente por quem deseja sair do sedentarismo. E quando falamos desse esporte, temos muitos perfis: aqueles que correm por recomendação médica, outros para aliviarem o stress, e milhares porque amam a corrida.

Nesse universo, formado por corredores de primeira viagem, ou aqueles que correm de 5 km até uma meia maratona, uma distância é considerada quase o Santo Graal da Corrida: a Maratona. Composta por 42.195m, ela é responsável pelos maiores eventos de corrida de rua do país.

Por isso, é muito comum que, em algum momento, um corredor sonhe em completar essa distãncia tão simbólica na corrida de rua.

Mas como saber se estou preparado para minha primeira maratona? É o que você irá descobrir nessa matéria.

 

Minha primeira maratona: Qual a sua relação com esse desafio?

Antes de pensar em encarar os 42km, a primeira coisa que você deve de fato fazer é se perguntar: Por que eu quero correr uma maratona? Dificilmente você avançará nessa distância e treinará como deve se não houver um bom motivo. Propósito é a palavra que irá te guiar nesse processo.

Não se engane: preencher os requisitos necessários para correr pela primeira vez a maratona não é fácil. Por isso, pergunte para si mesmo o que te inspira, o que te fará não desistir no meio do caminho, e o que quer alcançar com essa conquista.

Será que estou preparado para encarar uma maratona?

principais passos para sua corrida melhorar

Com o propósito claro, chegamos ao questionamento necessário para, de fato, começar sua preparação para a primeira maratona: os requisitos.

Segundo levantamento de especialistas e organizadoras de evento na distância, houve um aumento de 30% de corredores na distância desde 2016. Quando falamos no tempo de conclusão da maratona, ele fica em torno de 4h15 a 4h35, entre homens e mulheres.

Isso mostra que, para vencer esse desafio, você deve estar preparado para correr em média algo em torno de 4 horas. Desafiador, não é mesmo? Por isso, uma boa experiência e tempo de preparação são fundamentais.

Quão experiente devo ser para correr uma maratona?

Quando falamos dos temíveis 42.195m, é necessário traçar um caminho para chegar preparado nesse desafio. E por mais talento que um corredor possa ter, adquirir larga experiência na corrida é necessário para que esse momento de superação não vire um momento de trauma.

A corrida, como em qualquer esporte, tem processos de aprendizagem. Por exemplo, quando você começa a aprender a nadar, primeiro aprenderá respiração, depois a boiar, as primeiras braçadas. Nenhum professor de natação ensina a nadar borboleta nos primeiros meses de aula.

Com a corrida, é a mesma coisa. É necessário inicialmente passar por processos como correr regularmente, adquirir uma grande experiência em distâncias menores, melhorar a postura na corrida e, somente após esse período, encarar sua primeira maratona.

Sugerimos que o corredor tenha ao menos 6 meses treinando em cada distância anterior a maratona, considerando os 5km, 10km e a Meia Maratona. Também é aconselhável que você tenha feito pelo menos 3 provas em cada uma delas. Tudo isso preparará o seu corpo, ganratindo que você não quebre no meio do percurso.

Além disso, correr distâncias menores dará autoridade e confiança para enfrentar o desafio.

Caso tenha esses requisitos, nosso conselho é que separe ao menos 6 meses seu treinamento de corrida de forma específica para debutar na maratona.

Qual prova devo escolher?

Se você for um corredor que tem um propósito muito claro, provavelmente você já escolheu onde irá estrear. Existem diversas opções de maratonas no Brasil e no mundo. Caso seu propósito seja a distância, independente do local onde irá estrear, sugerimos que:

  • Escolha uma cidade, estado ou até um país diferente. Isso aumenta seu grau de compromisso com a primeira maratona e tende a fazer dessa experiência algo inesquecível;
  • Procure percursos mais planos para sua estreia. Esse “pequeno” detalhe pode fazer a diferença entre conseguir realizar com menos desgaste a prova ou sofrer por mais tempo;
  • Clima: não deixe de verificar o clima que estará na época de sua corrida. Opte de preferência por períodos de temperaturas mais amenas
  • Busque um evento grande. Em provas como Maratona de NY ou Berlin, a cidade praticamente vive o evento nos dias que antecedem o evento. Essa atmosfera cria um cenário perfeito de motivação e energia para correr sua maratona;

 

Não cuide de tudo sozinho

Claro que você é o principal interessado em concluir uma maratona, mas chegar de fato lá sozinho é extremamente difícil.

Por isso, ter uma equipe para ajudar você a concluir esse desafio é crucial. Um acompanhamento de um treinador de corrida, que irá montar sua planilha de treinos para a maratona, assim como um nutricionista para elaborar seu cardápio, vai garantir que sua preparação siga no caminho correto.

Planeje de forma metódica seus treinos de corrida

Correr 10 km não é uma tarefa fácil, mas é um desafio que dura entre 50 a 80 minutos em média. Quando falamos de uma maratona, o tempo é mais que o dobro, como já citado. Por isso, organizar sua alimentação, o horário certo de seus treinos, assim como as roupas e o tênis que pretende usar nos treinos e na prova, faz toda diferença.

Isso garante que você terá uma noção muito clara de como o seu corpo tende a reagir diante destas condições.

O seu pace não é tudo. Concluir é a meta

O pace nada mais é do que o tempo que você gasta para percorrer um quilômetro. E muitos corredores são extremamente obcecados pelo seu pace e por meios de como diminuí-lo.

Não esqueça que essa é a sua primeira maratona. Portanto, nada de se preocupar com o tempo de conclusão, muito menos se cobrar excessivamente por durante os treinos longos e a preparação de forma geral.

Corra, dê o seu melhor e o seu pace será apenas uma consequência disso.

Lembre-se: você já é um vitorioso apenas por concluir a prova. Pouquíssimos são os corredores que conseguem atingir esse feito. Além disso, caso a corrida seja sua paixão, essa pode ser apenas a primeira de muitas maratonas que enfrentará ao longo do tempo. A partir daí, criar estratégias para reduzir seu pace podem fazer parte do objetivo.

E você, está mais confiante para sua primeira maratona? Tem amigos que já correram a distância? Comente aqui com a gente e conheça mais sobre o trabalho da Runplace treinamento de corrida online com maratonistas.

2 Comentários
  • Neuza Candido
    Postado às 21:48h, 10 julho Responder

    Oi minha primeira maratona é dia 28 de julho… estou confiante sim, só a ansiedade que esta grande.. sem duvida será uma experiência incrível.

    • Runplace
      Postado às 06:32h, 12 julho Responder

      Olá Neuza! Que bom que está confiante para esse desafio. Sobre a ansiedade, é natural. Procure conversar com amigos que já fizeram a distância e pegar dicas. Isso ajuda.

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