fbpx
Treinamento Funcional para corrida

Você é corredor ou apenas pratica atividade física?

Você é corredor ou “apenas” corre? Sim. É isso mesmo! Você pode não acreditar, mas existem grandes diferenças entre o ato de correr e o de praticar a atividade física.

Em 15 anos trabalhando com assessoria, pude presenciar diversos alunos, que inicialmente tinham como único objetivo apenas fazer uma atividade física, começarem a correr pra valer. O contrário também acontece, principalmente para quem tem muitos anos de asfalto.

Às vezes é normal buscar outras atividades quando está um pouco “enjoado” da mesma modalidade. Nessa fase, a pessoa não “treina” corrida. Apenas corre.

 

Você é um corredor ou praticante?

 

Afinal, qual a diferença? Você é corredor ou não? Antes, quero deixar claro aqui que esse conceito é uma visão particular, e não uma terminologia.

Quando estamos apenas correndo, o fator contemplativo e de interação ganham muito mais importância. Ia correr 18km, mas encontrou um amigo que vai correr 14km? Vamos lá. Ia correr por volta de 90 minutos, mas quer botar a conversa em dia com sua colega de treino que vai correr 8-10km, porquê não?

Nessa fase, a corrida é apenas uma ferramenta para que outras experiências (conhecer novos percursos, reforçar laços, conhecer pessoas) aconteçam.

E posso falar? É maravilhoso! Já vi durante esses anos surgirem amizades que há muito tempo transcenderam o ambiente da assessoria esportiva. Colegas de pace (nesse caso, o ritmo.rs) que se descobriram e hoje TREINAM juntos.

 

Qual a diferença entre treinar corrida pra valer x “for fun” ?

E o ato de treinar serio? Correr pra valer? Quando estamos treinando, a corrida não é uma, mas A FERRAMENTA. Nessa fase, muitas vezes você só gosta de treinar sozinho, ou com alguém que tem o mesmo ritmo que você.

Inclusive muitos optam por fazer treinamento de corrida à distância, com treinadores específicos, para evitar distrações e ter maior planejamento das metas. Fugir de pelotões de corrida for fun para manter o pace meta do treino é quase certo. Afinal, você não quer tirar o foco dos objetivos que projetou. Isso é o que defino por treinar corrida pra valer.

Qual o melhor? Não existe. Sempre costumo dizer que o corredor nunca É focado, É veloz. Ele ESTÁ. O mesmo vale para treinar ou correr. Os dois têm prós e contras.

O que vale é escolher naquele momento o que te faz bem. E não julgar quem ESTÁ pensando diferente de você. Essa é a beleza da corrida: o respeito às diferenças, mas o amor pelo mesmo esporte.

E agora? Já sabe se você é corredor ou apenas pratica a corrida? Irá vai correr ou treinar nos próximos dias?

 

Darlan Duarte é treinador de corrida e trabalha há 15 anos com a modalidade

Sem comentários

Fazer um comentário