fbpx

Corrida e descanso: Como o sono é fundamental

Para melhorar sua corrida você precisa…dormir. Isso mesmo!! A corrida e descanso são dois pontos fundamentais para um melhor desempenho num treinamento de corrida.  Poucos corredores dão atenção devida para essa combinação. Além disso, a questão psicológica e emocional são outros fatores pouco considerados para melhorar seu treinamento de corrida.

Muitas vezes achamos que, para evoluir como corredor, precisamos sempre treinar mais tempo, mais dias. Ou variar ao máximo possivel em seu tipo de treino de corrida. O que poucas pessoas sabem é que na realidade nosso corpo, quando estamos treinando, está PIORANDO. Isso mesmo. Piorando. Portanto, buscar o equilíbrio entre eles é fundamental!

Quando corremos, nosso corpo pode ser muito exigido, dependendo da distância ou intensidade. Treinos de corrida, como os intervalados, por exemplo, são extremamente cansativos, mas não mexem tão fortemente nas suas reservas de energia. Já para os treinos mais longos, com uma preparação para uma maratona, todos os estoques energéticos são exigidos, assim como músculos e articulações. E para cada tipo de corrida, o tempo de recuperação é diferente.

É nesse momento que o descanso passa a ser fundamental, pois cria um ambiente ideal para recuperação, produzindo uma “reserva” para suportar o próximo estímulo. É dessa forma, de maneira prática, que ficamos melhores a medida em que treinamos com maior eficiência e dormimos / descansamos adequadamente.

Corrida e descanso: Quantas horas por dia devo dormir?

Estudos sugerem que pelo menos de 6 a 8 horas por dia. Dependendo da faixa etária ( crianças e adolescentes), ou estado  (gravidez, por exemplo), um número maior de horas é necessário para alcançar esses benefícios na corrida.

Também existem casos de pessoas que sentem-se melhores dormindo de 4 a 6 horas. Esse tempo não é tão indicado, porém o mais importante é um sono profundo, que leve seu corpo a um estado de recuperação plena. Seu corpo precisa atingir o relaxamento ideal. Problemas de sono são muitos comuns: ansiedade, stress, má alimentação… todos são fatores que impactam no sono. O uso de equipamentos eletrônicos antes de dormir também tem impactado sensivelmente para o sono tranquilo.

Por isso, para melhorar seu sono, procure:

  • Desligar seu celular pelo menos 1 hora antes de ir deitar. Isso irá reduzir sua adrenalina e gradualmente preparar seeu corpo para o descanso;
  • Evite treinar muito tarde. Isso acaba deixando os níveis de adrenalina muito altos, e dificultando a chegada do sono;
  • Evite alimentos pesados, de difícil absorção, durante a noite. Isso fará seu sistema digestivo trabalhar durante a noite, o que atrapalha um relaxamento pleno;
  • Procure ler um livro. Ele pode ajudar a pegar no sono depois de algum tempo;

Vantagens de dormir bem para seu treinamento de corrida

Os benefícios são inúmeros para quem respeita e entende a importância do descanso no treinamento de corrida. Essas são apenas algumas das vantagens:

Aumento do GH – Esse hormônio é definido como o do crescimento e é responsável por diversos benefícios, como evitar acúmulo excessivo de gordura, combater a osteoporose, aumentar a utilização da proteína no corpo e promover maiores níveis de força;

Inibe o cortisol – Esse hormônio é um dos principais responsáveis pelo aumento dos níveis de stress. Além disso, ele inibe a produção de insulina, que entre suas funções, controla os níveis de açúcar circulante no sangue;

Reduz a leptina – Sabe aquele apetite difícil de ser saciado? A Leptina pode ser o grande vilão nesse cenário. Esse hormônio é responsável por estimular o apetite, além de favorecer o ganho de peso. Dormindo melhor, seus níveis são controlados. Portanto, é importante também estar atento à alimentação adequada, o que vai potencializar os resultados;

Aumenta força e concentração – Já é mais do que comprovado o quanto o número de horas inadequadas de sono impacta na perda de concentração e redução de força, afetando diretamente a vontade , foco e resultado durante o treinamento.

Horas adequadas de sono irão garantir um corpo e mente mais descansados, favorecendo todo potencial de performance durante seu treino, assim como levar sua corrida chegar num novo patamar de rendimento.

Viu como dormir bem também faz parte de uma boa preparação, além de alinhar a corrida e descanso? E você, se preocupa como deveria com o seu sono, visando mais resultados com a corrida? Compartilhe com a gente, e não deixe de acompanhar nosso blog com dicas do mundo da corrida.

Sem comentários

Fazer um comentário