fbpx
corrida para iniciantes

Treino de corrida para iniciante: o que não fazer?

Independente se você tem talento ou facilidade para fazer alguma atividade física, iniciar sempre é difícil. Seu corpo terá que acostumar ao impacto causado pelo exercício. Nesse período é normal sentir mais cansaço, o corpo dolorido. E no treino de corrida para iniciante, não é diferente. A dificuldade também será grande.

E na busca por começar a correr, principalmente se não tiver um acompanhamento personalizado, é comum ouvir diversas opiniões sobre o que fazer ou o que dá mais resultado. Muitos acabam optando por seguir ideias mirabolantes ou rotinas inviáveis para seu perfil.

Mas não podemos esquecer que isso é um grande risco. Uma decisão equivocada pode ser a diferença entre sua evolução nos treinos de corrida ou sofrer uma lesão.

Por isso, separamos para você 3 dicas do que não fazer no treino de corrida para iniciante. Vamos conferir?

 

Comece com treinos de corrida e caminhada

Iniciar seu treinamento de corrida dependendo apenas da sua percepção e seguindo a ideia de “vou correr o máximo e, quando cansar, eu caminho” é errado. Isso porque, quando você utiliza apenas o desgaste físico como referência, você força excessivamente músculos e articulações.

Além disso, a parte cardiorrespiratória se desenvolve mais rápido que músculos e ossos. Isso dá uma visão equivocada para o corredor de que ele já está pronto para treinar mais forte, aumentando o risco de inflamações nas articulações e lesões.

Por isso, comece com uma relação de caminhada para corrida entre 3 a 4 x 1. Um bom exemplo seria 8 minutos de caminhada por 2 minutos de corrida leve. Você pode aumentar o desafio a cada 2 a 4 semanas, dependendo do nível de condicionamento, reduzindo o tempo de caminhada ou aumentando a corrida.

Essa estratégia pode se manter até o momento em que a relação entre o tempo de caminhada e corrida se invertam.

 

Seguir o ritmo de amigos ou se desafiar excessivamente

Começou a treinar com um amigo e ele está evoluindo ou treinando num ritmo diferente do seu? Evite acompanhá-lo. Ele pode estar exagerando no ritmo ou mesmo ter um condicionamento físico melhor que o seu.

O mesmo vale para os casos de treinos em grupo. Em ambientes onde mais pessoas treinam junto, é natural que as pessoas não queiram ficar para trás. Isso pode levar você a correr mais tempo e mais rápido, de forma precipitada.

Corrida para iniciante requer um maior cuidado, principalmente porque a base esportiva ainda não está formada. Claro que é muito chato ficar para trás. Mas essa condição é apenas temporária e evitará problemas logo no início de seu treinamento de corrida.

 

Corrida para iniciante? Orientação é fundamental

Muitas vezes falta tempo ou horários disponíveis para fazer um acompanhamento, mas ter a orientação de um treinador é fundamental para um corredor iniciante.

Não tem como fazer parte de um grupo de corrida? Opte por um suporte a distância dos seus treinos. Ter um treinador de corrida para orientar você, principalmente nos primeiros passos, diminuirá (e muito) a chance de erros básicos, ajudando na elaboração das cargas de treino entre caminhada e corrida.

Está dando seus primeiros passos na corrida e não sabe por onde começar? Conheça mais sobre a Runplace e seus planos de corrida a distância.

Sem comentários

Fazer um comentário