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Treinamento de corrida: Posso correr todos os dias?

O crescimento da corrida como uma das modalidades preferidas dos brasileiros já é uma realidade. E nesse universo, mesmo com o esporte atingindo diversos perfis e faixas etárias, ele já produziu alguns paradigmas. Muitos são quase impossíveis de serem quebrados. E um deles tem relação com o número de vezes que se pode correr. Afinal, posso correr todos os dias?

Muitos treinadores de corrida tem restrição em relação à prática diária da modalidade. Outros veem com bons olhos a possibilidade de mais dias para treinar o seu corredor.

Por isso, resolvemos trazer para você os prós e contras de realizar uma corrida diária. Com certeza essas informações poderão ajudar muito a entender qual seu perfil e se treinar todo dia pode ajudá-lo a se tornar um corredor melhor. Vamos conferir? 

Vantagens de correr todo dia

treinar ou não corrida todo dia

Maior adaptação e condicionamento – Com certeza correr todos os dias proporciona uma maior facilidade de adaptação aos treinos de corrida, além de promover um maior condicionamento aeróbio como um todo, desde que feito sem exageros.

Treinar todo dia também permite que o corredor consiga lidar de forma muito mais natural com a fadiga e o desgaste da corrida.

Maior variedade de treinos – Com mais dias para treinar e seguindo uma orientação personalizada para você, os treinos poderão ter maior variedade e características (treinos intervalados num dia e regenerativos em outros, por exemplo), algo não muito possível quando se tem apenas 2 a 3 dias.

Isso vai ajudar também a identificar quais treinos você consegue um melhor rendimento. Isso permite que rapidamente detecte quais pontos devem ser melhorados para sua corrida.

Melhora a técnica – Quanto maior vivência e contato você tiver com a corrida, maior é a chance de evoluir em termos de técnica. Se você treina subidas, ou realiza mais vezes treinos de velocidade, com certeza tende a potencializá-los, por conta da maior afinidade e conhecimento de como seu corpo reage.

Se você faz treinos de velocidade e longos, por exemplo, também poderá observar melhor sua postura na corrida, pois as intensidades são distintas e permite que o corredor perceba como ele reage tecnicamente em cada uma delas.

Gasto calórico e metabolismo – Fazendo da corrida uma prática diária, o seu gasto calórico total tende a aumentar consideravelmente. Além disso, seu metabolismo, com o objetivo de atender melhor a demanda das atividades impostas pelo seu corpo, tende a ficar mais acelerado.

Isso pode ajudar muito você a perder peso. Um requisito muito importante para correr com mais facilidade e melhor desempenho.

Desvantagens de correr diariamente

Maior sobrecarga articular e muscular – A corrida é um esporte de impacto. Isso, ninguém pode negar. E muitas vezes o corredor pode não estar com tendões, ligamentos e músculos preparados para essa sobrecarga. Principalmente para quem está começando a correr.

Com o tempo, correr todos os dias pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos). Para evitar isso, fazer um trabalho de fortalecimento muscular será muito importante para atenuar esse fator

Overtraining na corrida – O problema com excesso de treinos é algo tão normal que resolvemos fazer uma matéria sobre o que é overtraining e como evitar. De uma forma geral, é definido como um estado de fadiga permanente. Isso leva a uma queda de rendimento, cansaço e incapacidade de treinar com eficiência.

Um dos principais fatores que desencadeia o overtraining é o excesso de treinos. Isso é muito comum em treinos diários, pois a recuperação é mais difícil de ocorrer.

Portanto, para correr todos os dias é muito importante que o corredor crie um ambiente que permita o treino correto e o descanso necessário para evitar esse quadro.

Queda de rendimento – Bons treinos diários de corrida dependem da combinação alimentação adequada, descanso e boa recuperação. Com a corrida diária, a tendência de descansar adequadamente diminui, como mencionado anteriormente. Além disso, isso contribui para treinos menos eficientes e, consequentemente, resultados aquém do esperado.

Nesses casos, o ideal é que você reduza não apenas a quantidade de treinos de corrida, assim como o volume. Isso caso não queira parar de correr diariamente. Mas se as dores e o cansaço se instalarem, a redução de dias para correr é inevitável.

Viram como a prática de correr todos os dias tem pontos positivos e negativos? O mais importante é , independente da corrida diária ou 2 a 3 vezes por semana, procure respeitar o seu corpo. E conheça mais sobre a Runplace, seu treinamento de corrida online

2 Comentários
  • Paulo Roberto Aranda Mendes
    Postado às 00:47h, 06 maio Responder

    valeu as dicas pois vou começar a corre ao.menos uma hora por.dia para eu não.me má buscar eu já faço um peda e pretendo.emagrecer.mais.e vamos .frente

    • Runplace
      Postado às 19:09h, 18 maio Responder

      BOA!! Vamos com tudo!!

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