fbpx
educativos de corrida: como pode ajudar em sua corrida

Veja 3 motivos para colocar educativos de corrida em sua rotina

Uma grande parcela de corredores  certamente não gosta de realizar treinos de força ou os chamados de educativos de corrida. O ato de correr muitas vezes é o estímulo único e prioritário na hora de colocar o tênis de corrida e se preparar para suar a camisa. Porém isso é um erro que pode comprometer seriamente não só o desempenho, mas o surgimento de lesões a longo prazo.

Existem diversas razões pelas quais isso ocorre. Muitos não gostam de gastar energia antes de começar a correr. Alegam que os educativos de corrida, ou um aquecimento mais técnico, gastam parte de sua energia para iniciar o treino. Outros preferem aquecer correndo, pois se sentem mais a vontade e aos poucos vão encaixando seu ritmo habitual.

Mas também temos pessoas que não fazem educativos de corrida, seja antes dos treinos de corrida, ou em dias específicos, porque não veem benefícios nessa ação. Mas afinal, o que realizar educativos de corrida pode contribuir para melhorar minha corrida?

Os educativos de corrida são parte muito importante para um corredor. Por isso, separamos para você 3 motivos pelos quais você precisa colocar educativos de corrida em sua rotina.

Educativos de corrida: 3 motivos para começar hoje

Aumento da consciência corporal para correr

Para uma boa postura na corrida, é necessária uma consciência corporal maior por parte do corredor. Naturalmente, isso irá exigir uma atenção maior em ativar a região abdominal (para evitar relaxar o tronco e correr “sentado”).

Além disso, outros pontos podem ser notados com maior facilidade, como correr com os ombros relaxados, ou inclinando o tronco a frente no intuito de gerar maior velocidade e evitar “saltos” durante a corrida, dentre outros.

Os educativos de corrida conseguem promover uma maior percepção do corpo, favorecendo essas correções técnicas. Sem dúvida são características que farão seu treinamento de corrida evoluir em todos os aspectos.

Melhora a coordenação na corrida.

Na busca por uma melhor técnica de corrida, ter uma boa coordenação motora é fundamental. Isso porque, ao receber feedbacks de seu treinador durante os treinos, ou filmar sua corrida para depois realizar uma análise, é necessário controle motor para ajustar apenas a área específica.

Corredores com baixa coordenação invariavelmente tensionam regiões que não são trabalhadas ao tentarem realizar uma correção. Isso aumenta o desgaste e o desempenho pode cair drasticamente, desestimulando o corredor a mudar sua técnica. Esperamos que não faça isso e insista na melhoria de sua postura na corrida.

Além de evitar lesões, com uma maior coordenação motora, você passará a gastar menos energia a médio e longo prazo. Em resumo: os educativos ajudarão você a se tornar um corredor mais completo, pois facilita um maior entendimento na hora de corrigir postura.

Caso tenha um treinador de corrida, você terá mais facilidade em corrigir detalhes que ele observar na sua técnica. Mas não dependa apenas disso. Assistir canais que ensinam postura na corrida, ler revistas especializadas com exercícios específicos, se observar mais quando estiver correndo… são todas ações eficientes e que irão, aos poucos, ajudar na evolução.

Educativos de corrida ajudam nos desequilíbrios musculares.

Através de diversos educativos para corrida como skipping, anfersen, hope e Hopserlauf, podemos detectar muitos desequilíbrios e encurtamentos que não são visualizados durante a corrida.

A visualização da técnica nesses exercícios permite notar desde problemas posturais, como membros superiores menos alongados, até um maior encurtamento de um lado do corpo em relação ao outro. Esses problemas podem não apenas facilitar o surgimento de lesões, como também reduzir a melhoria de performance.

E você, tem o hábito de realizar educativos de corrida? Costuma fazer outros exercícios além dos citados na matéria? Compartilhe com a gente e não deixe de ver essa e diversas outras matérias sobre o universo da corrida em nosso blog.

Sem comentários

Fazer um comentário