Um dos organismos mais inteligentes que observamos na Terra é o corpo humano. Quando cuidamos dele de forma adequada (e às vezes até quando não cuidamos), ele tende a funcionar em perfeita harmonia, nos proporcionando saúde e disposição.
E nesse processo, a atividade física tem papel fundamental. Mas sem dúvida ela não age sozinha. Uma alimentação para sua corrida deve ser equilibrada, e contribuir para que você possa exigir do seu corpo o máximo de disposição e eficiência.
E com o cansaço do dia a dia, precisamos de alimentos que possam nos ajudar a dar um gás em nossa rotina de treinos, não é mesmo?
Por isso, separamos para você 5 alimentos que vão aumentar o seu pique e disposição. Confira!
Alimentação para sua corrida: confira 5 alimentos
Açaí
Típica fruta brasileira, o açaí é rico em carboidratos, fornecendo a nosso corpo energia necessária não só para os treinos, mas para um bom funcionamento do organismo. É fonte de gorduras insaturadas, que ajudam no controle da pressão arterial.
Além disso, ele é rico em diversas vitaminas como a C, B1, B2 e também contem antioxidantes.
Água de coco
É uma excelente fonte de hidratação pré e pós-treino. Ela reduz a pressão arterial, riscos de doença cardíaca, ajuda nas funções renais e facilita a digestão. Além disso, ela ajuda também numa pele mais bonita (é antioxidante) e um sistema imunológico mais ativo. Uma grande vantagem é o fato da água de coco também ter baixa caloria.
Banana
A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que combate uma série de fatores como depressão, controle do sono e bom humor. Também é uma fonte rica em potássio, que está associado no combate a fadiga precoce, fraqueza muscular e déficit de atenção.
Chá verde
Fonte rica em cafeína, é um termogênico (alimentos que promovem aumento da temperatura corporal, e também aceleram o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição.
Mas atenção: ele deve ser consumido com moderação. Isso evita sintomas como taquicardia e mal súbito. Ele também aumenta a produção de dopamina e serotonina em nosso corpo, reduzindo o estresse.
Mel
O mel é um dos alimentos mais consumidos como adoçante natural, pois contem dois tipos de carboidratos (glicose e frutose). Isso o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. Também tem alto níveis de vitamina C (que tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico), e vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de energia e ajudam também a desintoxicar o organismo.
Também possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio.
E como costuma ser a alimentação para sua corrida? Coloque seu comentário e cite outros alimentos que, em sua opinião, te ajudam a aumentar sua disposição nos treinos.