Nem sempre estamos com aquela disposição para treinar corrida. Mas isso não pode afetar sua regularidade e evolução como corredor. Veja como se manter disciplinado mesmo em momentos como esse.
Entre pessoas sedentárias, ou mesmo entre corredores iniciantes, é muito comum ter a visão que praticantes da corrida estão sempre animados e prontos para treinar corrida. Não é bem assim. Para se manter regular, diversas estratégias, conscientes ou não, são aplicadas.
Independente de sua capacidade nos treinamentos de corrida, ter disciplina é preciso. Caso contrário, você nunca conseguirá criar de fato um hábito. Mas como sabemos a dificuldade de aplicar essa difícil tarefa, separamos para você 7 dicas para treinar corrida, principalmente quando a motivação para correr está lá embaixo.
1. Motivação para treinar corrida vem com disciplina, não o contrário
Um dos maiores erros que um corredor ou aspirante pode cometer é esse. Popularmente, principalmente com o avanço das redes sociais, se disseminou a ideia que, para ser disciplinado, você precisa de motivação. Mas na realidade, é o contrário.
Pessoas que começam a treinar corrida, ou qualquer outro esporte, devem focar na regularidade, e não na motivação. Isso porque nosso corpo só entrega aquilo que temos demanda. Ou seja, quando menos eu fizer, menos terei vontade de fazer.
Sim. Nem sempre fazer atividade física será prazeroso. Para alguns, é possível que o prazer com a prática nunca venha de fato. Por isso, procure se apegar ao resultado que quer chegar, e não ao prazer que gostaria de ter com o treino.
2. Sua rotina está atribulada? Treine pela manhã
Um comportamento muito comum quando não estamos motivados para treinar é jogar o treino para frente. Mas aí vem a rotina frenética do dia e, mais uma vez, você deixou de correr. Se esse é o seu caso, não se iluda. Procure treinar corrida no primeiro horário da manhã. Além de evitar imprevistos, você começa o dia com muito mais fôlego e disposição.
Sabemos que acordar cedo não é fácil para a maioria das pessoas. Mas a dificuldade é momentânea. Dificilmente, após calçar seu tênis e se preparar para correr, você não terá deixado aquele sono e moleza para trás.
3. Treinar corrida com uma meta ousada
Seja em função de sentir medo de falhar, ou na busca por se preparar o melhor possível e fazer bonito, uma meta ousada ajuda muito a se disciplinar. Se temos um objetivo claro, seu foco tende a aumentar consideravelmente, pois estamos partindo de um propósito. Isso é bem mais difícil quando suas motivações são menos “palpáveis”, como ter mais disposição, ou reduzir o stress, por exemplo.
Quando os principais motivos para treinar corrida não conseguem ser medidos, basta estar mais relaxado para não ver tanta necessidade assim de correr.
Portanto, coloque uma meta em seu planejamento de treinos, e comece a pensar na sua execução.
4. Tenha objetivos semanais
Ter uma meta desafiadora, como citamos antes, é essencial. Porém, reforçar isso constantemente é preciso. Quantidade de treinos, perda de peso, quilômetros rodados, são apenas algumas opções que você pode usar e medir regularmente, para não perder o foco.
5. Envolva amigos e familiares
Não são raras as pessoas que se disciplinam mais com um compromisso selado com amigos ou familiares do que com si mesmo. Comentar sua meta gerará uma responsabilidade, pois será comum no dia a dia as perguntas sobre como estão os objetivos. Ninguém quer fazer feio perto das pessoas que fazem parte da nossa vida, não é mesmo?
Compartilhar sua meta trará uma “pressão” positiva, fazendo com que não falte por qualquer problema.
6.Tenha mais de uma atividade
Treinar corrida pode ser seu principal foco, mas nem sempre sua cabeça e corpo estarão “respondendo” para a atividade.
Portanto, ter outras atividades, como a musculação e o treinamento funcional, ajudam na prevenção e melhoram seu rendimento. Além disso, elas serão uma válvula de escape quando não estiver disposto a correr.
7. Treine corrida com orientação
Sim. Sabemos que hoje existem diversas opções para quem busca treinar corrida, como aplicativos, treinões de marcas esportivas ao ar livre, dentre outros.
Porém, nada substitui um treinador de corrida cuidando do seu treino, e pensando em cada ajuste para chegar no seu objetivo. Além disso, ele poderá cobrar sua regularidade e sempre exigir um pouquinho mais de você.
Gostou das 7 dicas para treinar corrida com mais disciplina? Compartilhe com a gente!