fbpx
meu tênis de corrida ideal e como escolher

Qual o tênis de corrida ideal para você?

Dificilmente você não encontrará um corredor com esse dilema: Escolher o tênis de corrida ideal. A opção mais leve é mais importante que um calçado com mais amortecimento? Existem diferenças entre homens e mulheres? Estar acima ou abaixo do peso impacta na escolha? Tudo isso deve ser considerado nessa escolha, que pode impactar mais em sua corrida do que você imagina.

“Escolhe o mais leve.”

”Meu amigo, que é corredor top, diz que essa marca é a ideal.”

“Agora que busco performance, tenho que correr com o tênis mais leve possível.”

Essas são apenas algumas das diversas citações muito comuns entre corredores. O “chamado” tênis de corrida ideal. Com a quantidade de marcas e opções disponíveis, é muito natural não ter certeza se está fazendo a escolha certa na hora de adquirir um calçado. E para ajudar você nessa missão, separamos os principais pontos a serem considerados e que farão grande diferença. Confira!

Sempre compre um tênis específico para corrida

Primeiramente, antes de falar sobre o tênis de corrida ideal para você, é importante reforçar que diversas pesquisas na área sinalizam o gesto técnico do corredor como mais importante, predominando sobre a escolha do tênis quando consideramos o impacto do pé no solo. Em outras palavras, você pode estar usando um tênis que não é considerado apropriado para correr, mas se estiver acostumado a treinar com ele, haverá uma sobrecarga menor comparado ao tênis novo, pelo menos inicialmente.

Porém, o conselho inicial é sempre adquirir um tênis específico para corrida. A tecnologia vem evoluindo muito, e a chance de um calçado desenvolvido para a modalidade dar mais conforto e suporte é bem maior comparado aos tênis “comuns”. Atualmente, o mercado conta com diversas lojas temáticas para corredores, assim como opções de compra online. Apesar de existirem diversas opções de excelentes marcas, algumas pouco conhecidas entre pessoas que não praticam a corrida, sugerimos que foquem em marcas esportivas mais tradicionais.

O tênis de corrida ideal é o mais caro

Definitivamente não. Comprar o tênis mais caro e famoso não dá garantia nenhuma que ele será o ideal para você. Aspectos como formato do pé, nível de amortecimento e tipo de pisada são muito importantes. Eles devem ser considerados prioritários se comparados à compra de um tênis mais caro, seja por status ou por insegurança de escolher opções mais baratas.

Em geral, os tênis de corrida custam em média entre 200 até 1200 reais, dependendo do modelo. Atualmente, existem diversas opções intermediárias, entre 300 a 500 reais, que fornecem toda qualidade necessária a um tênis de corrida. Por isso, vá com calma nesse início e não acredite que preço é tudo.

O formato do pé é fundamental na escolha do tênis

Esse é um dos aspectos mais menosprezados quando falamos do tênis de corrida ideal para você. Uma das principais diferenças nos modelos de homens e mulheres – além do design e tamanho – é a forma do calçado. É muito comum verificar um estreitamento maior do meio para o final do tênis – próximo à ponta dos dedos – nos modelos para corredoras. Já na opção masculina, o “afunilamento” é menor.

O maior problema ocorre em pessoas que têm pés mais largos, pois haverá uma dificuldade e desconforto no uso. Pensando nisso, muitas marcas estão lançando opções com formas mais arredondadas na parte frontal do tênis, com o objetivo de evitar esse incômodo.

Por isso, antes de qualquer escolha, esteja atento a essa questão. Outra dica importante quando falamos de ajuste de tênis é o número. Opte por tamanhos entre meio a um número maior do que o habitual, comparado aos outros calçados que não usa para correr. O motivo? Quando treinamos a corrida, principalmente em longas distâncias, nosso pé acaba se expandindo, dilatando. Nessa hora, essa “folguinha” a mais pode fazer toda diferença.

Tênis com maior ou menor amortecimento?

Um conceito que vem ganhando cada dia mais espaço, quando falamos de tênis de corrida ideal, tem relação com nível de amortecimento. É cada vez mais comum entre corredores à máxima que, se você busca correr mais rápido, deve optar por um tênis bem leve, baixo e com pouco amortecimento. Portanto, deve-se ter muito cuidado nessa escolha.

De fato, tênis com maiores níveis de amortecimento costumam ter componentes mais moles, com o objetivo de absorver mais o impacto do pé no solo. Porém isso acaba, mesmo que levemente, favorecendo uma entrada e saída mais lenta do pé no solo.

Mas será que vale a pena que, um corredor pesado e/ou iniciante, no intuito de ser mais rápido, e sem a técnica necessária, busque um tênis mais leve, no intuito de “ganhar” alguns segundos? Nossa sugestão é que corredores iniciantes optem por tênis mais estruturados e com um maior sistema de amortecimento. Os componentes desses modelos ajudam na estabilização do pé, assim como maior absorção de impacto. Portanto, apenas depois de uma maior experiência na corrida, assim como o aprimoramento da técnica, outras opções podem ser consideradas.

Inicialmente, uma boa alternativa é sempre ter mais de um par de tênis, sendo de marcas e características diferentes. Isso ajuda a garantir essa experimentação, e também ajuda numa transição natural de modelo.

O tênis de corrida ideal tem a ver com a pisada?

Supinado. Neutro. Pronado. Em algum momento, no ato de sua compra, você irá ter contato com esses termos. Saber o tipo de pisada é realmente muito importante. Corredores com pé plano – o conhecido pé chato – que “espalham” muito o pé para dentro durante a corrida, são pronadores. Um calçado que atenue esse movimento pode ajudar bastante a prevenir lesões.

Já corredores neutros e supinadores, por concentrarem – e não diluírem – o impacto na parte média e lateral do pé, precisam de mais amortecimento. Isso mostra o quanto o tipo de pisada tem um papel muito importante nessa escolha.

Viu como escolher o tênis de corrida ideal não é tarefa fácil? A verdade é que sempre terão prós e contras em cada modelo. O ideal é usar sempre o que for mais confortável, e que fizer você se sentir bem durante a corrida.

Sem comentários

Fazer um comentário