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Correr uma Maratona: 5 sinais que você está pronto

Para muitos, uma loucura. Para outros, um grande objetivo. Porém, é inegável que a possibilidade de correr uma maratona magnetiza boa parte dos corredores. Apenas 1% da população mundial já alcançou esse feito. Um grupo muito seleto, que resolveu encarar os 42.195 metros e obteve sucesso. Além disso, as maiores provas do mundo se encontram nessa distância. 

 

Por isso, imaginamos que encarar uma maratona pode estar em seus planos. Mas será que chegou a hora de encarar esse grande desafio? Como saber se estou de fato preparado para a distância? 

 

Separamos para você 5 sinais para saber se está pronto para correr uma maratona. Confira! 

 

1. Você não se lesiona regularmente 

 

Um dos pontos mais subestimados ao analisar a aptidão para correr uma maratona. Corredores que se machucam constantemente apresentam mais dificuldade de avançar nas distâncias.

 

Isso ocorre porque a lesão é um sinal do corpo demonstrando que não está suportando os estímulos atuais. Nesse cenário, fica muito difícil avançar de uma meia para uma maratona, ou em qualquer distância.

 

Não ter sofrido com lesões recorrentes nos últimos tempos é um excelente sinal do seu corpo para encarar a maratona. É uma forma de avisar que seus treinos de corrida estão bem equilibrados, e que está saudável e pronto para um novo estímulo. 

 

2. Faz treinamento de corrida há mais de 2 anos

 

A pressa é a maior inimiga quando pensamos em correr uma maratona. A internet transformou o mundo. E o comportamento frenético para viver todas as experiências o quanto antes é cada vez mais normal. Com isso, queimam-se etapas e isso coloca o corpo em situações que ele não tem o preparo para suportar.

Ossos, músculos, tendões e ligamentos precisam de tempo para se adaptar não apenas à corrida, mas a qualquer outra modalidade esportiva. Por isso é tão importante o corredor ter mais que 2 anos de corrida ininterruptos. Isso demonstra que ele experimentou minimamente por 6 meses a um ano distâncias como 10km, ou uma meia maratona. 

 

Um período de 3 a 5 anos de corrida, de acordo com a evolução e consistência de cada corredor, é considerado um período ideal para correr uma maratona. Deve-se pensar em longevidade, e não apenas completar um desafio.

 

3. Quer correr uma maratona? Evolua na velocidade antes 

 

Como dissemos antes, ter um tempo mínimo de 2 anos como corredor é o ponto de partida. Mas, além disso, ter melhorado constantemente sua velocidade nas distâncias atuais, é um forte sinal que está preparado para encarar o desafio da maratona. 

 

Estar estagnado numa mesma velocidade pode ser um sinal do corpo que você ainda precisa se preparar melhor. Iniciar ou aprimorar treinos de força, melhorar a alimentação, assim como ter um treinador especializado… são apenas algumas das alternativas que podem fazê-lo evoluir. 

 

Tenha em mente que, se o seu corpo não consegue melhorar numa distância já conhecida, o desgaste poderá ser muito grande numa distância maior. 

 

Quebrar recordes pessoais, melhorar seu tempo prova a prova, é um excelente sinal que está pronto para correr uma maratona. 

 

4. Você é disciplinado na corrida e alcança suas metas

 

A maratona deve ser mais um passo na formação de um corredor que já apresenta excelentes resultados. E não falamos apenas de velocidade, mas de regularidade nos treinos e no cumprimento dos objetivos. 

Você pode ter o melhor preparo e aptidão para encarar pela primeira vez a temível maratona, mas dificilmente conseguirá sem disciplina. Estamos falando de treinos árduos, muitas vezes de 2 até 3 horas.

Outro aspecto que demonstra sua força mental é o êxito de planejar e cumprir treinos e metas em distâncias inferiores. Isso ajuda a construir a confiança necessária para alçar voos mais altos.

5. Treinos longos costumam ser o seu forte 

 

Quem é corredor sabe que existem diversos tipos de treino: intervalados, regenerativos e fartlek são apenas alguns deles. Portanto, numa preparação para correr uma maratona, os treinos longos são cruciais. São eles que mais se aproximam do volume da prova.

 

Você é um corredor que gosta de treinos mais longos, extenuantes, e geralmente apresenta uma boa performance? Isso é um excelente sinal que pode ter chegado a hora de encarar esse grande desafio. 

 

Viu como correr uma maratona não é uma tarefa fácil? Conseguiu se identificar com todos os sinais? Aqui na Runplace, temos um plano específico para correr sua prova. Não deixe também de acompanhar nossas matérias e continuar evoluindo na corrida. 

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