Porta de entrada para muitos corredores iniciantes, a distância de 10km caiu no gosto da população no Brasil e no mundo. Mas por que será que ela é tão procurada e concentra a maior fatia de participantes? E será que ela é mesmo acessível a todo perfil de corredor? É o que você vai descobrir agora.
Inicialmente, a decisão de começar a correr é como aprender qualquer outro esporte: você chega devagar, sem entender ainda o que é ideal. “Qual tênis devo comprar? Devo correr mais leve ou mais forte? Alterno caminhada com corrida, ou faço até aguentar?”. Essas são apenas algumas de muitas perguntas nesse início de jornada, e com certeza muitos erros como corredor iniciante serão cometidos até encontrar a “fórmula” ideal para você.
E uma das experiências mais esperadas por um corredor iniciante é participar de uma corrida de rua. Em geral, essa jornada começa com pequenas caminhadas num parque ou esteira. Depois de certo tempo, começa a haver interesse pelos eventos ligados a modalidade, geralmente com os 5km sendo a porta de entrada. Porém, depois de um curto espaço de tempo, é natural projetar como objetivo a conhecida distância dos 10km.
Mas por que ela concentra a maior quantidade de eventos e, consequentemente, corredores de rua?
10km é um grande desafio para a maioria da população
Todos sabemos o quanto o mundo sofre com o aumento do sedentarismo. Apesar do grande crescimento no número de academias e a preocupação com a saúde e uma alimentação mais equilibrada ser cada vez mais estimulada, os índices de obesidade e inatividade física continuam crescendo. Nesse cenário, desafios como uma maratona, por exemplo, ainda estão muito distantes da realidade da maioria, assim como a disciplina e experiência necessária para esse nível de desafio.
Em geral, para se preparar adequadamente para uma distância, avaliando 5, 10km, meia maratona e maratona, leva-se em média de 6 meses a 1 ano. Em outras palavras: mesmo com todo potencial, para chegar a grandes quilometragens é necessário tempo e experiência. Isso porque existe uma curva de adaptaçao do corpo, principalmente dos músculos e tendões.
Por isso, os 10km acabam se destacando. Ela é uma distância mais “alcançável” num curto espaço de tempo, e que o corredor acaba não sentindo tanto os reflexos dessa adaptação. Isso vale inclusive para aquela pessoa que deseja iniciar nessa atividade, assim como corredores iniciantes de 5km que querem evoluir um pouco mais em termos de distância.
Dar seus primeiros passos já pensando numa distância desafiadora, pode comprometer a motivação, já que falamos de algo projetado muito à frente.
5km é uma distância curta
Os 5km é a distância que divide com os 10km a maior quantidade de corridas de rua espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Mesmo assim, ela acaba concentrando menos pessoas. O motivo: por ser mais curta, é um desafio alcançado rapidamente, e até com certa facilidade.
Portanto, se você treina com um grupo de corrida ou Assessoria Esportiva, verá que, mesmo entre iniciantes, dificilmente não se chega aos 5km durante um treino entre 30 minutos e 1 hora. Além disso, alcançar e permanecer nessa distância pode acabar tirando aquela motivação extra, bem como o desejo de se desafiar em mais uma etapa de sua “formação” como corredor de rua. Havendo um planejamento de treinos adequado, você pode tanto correr mais tempo quanto mais rápido, dependedo da sua fasede preparação.
Mas é sempre importante ressaltar que, apesar de ser uma distância mais curta, correr 5km também pode reservar grandes desafios. Pode ser correndo em subida, no seu ritmo mais rápido, tentando quebrar seu recorde pessoal, em provas de revezamento, dentre outros.
Tenha em mente que correr mais tempo nem sempre é o único desafio. A corrida não necessariamente é um esporte onde o corredor deverá progredir até a maratona. Por isso os 10km é tão popular, pois une um tempo importante de prática e promove resultados na saúde e estética. Por outro lado, estamos falando de uma distância que dificilmente uma pessoa destreinada não conseguirá cumprir, o que ajudará na motivação para os treinos.
Os 10km promove diversas opções de prova durante todo ano
Atualmente, a corrida de rua não é apenas um grupo de pessoas que se reúne para correr uma determinada distância. Estamos falando também de uma comunidade, que conversam em redes sociais, seguem página de pessoas que as inspiram, dentre outros.
Nesse cenário, diversas provas temáticas tem se popularizado nos últimos anos. Elas vão desde provas femininas até corridas noturnas, finalizadas com shows, inclusive. E ocorrem durante o ano todo.
E adivinha qual a distância com mais opções? Ela mesmo. Os 10km! Isso acaba ajudando o corredor a se motivar o ano todo. Além disso, fica muito mais fácil chamar amigos ou sua parceira ( o ) para participar. Afinal, não se trata apenas de corrida. Não é raro pessoas que participam de provas como essas apenas pelo kit. Isso pode não ser o propósito essencial da corrida, mas ajuda a difundir a modalidade e criar novos praticantes .
Você consegue completar caminhando e correndo
A corrida é feita de fases. Na primeira, o foco geralmente é conseguir correr, nem que seja 2 minutos apenas. Depois, o foco é terminar um treino correndo o tempo todo. E por fim, encarar uma prova. No geral, de 10km.
Mas, na maior parte das vezes, essa jornada dificilmente não terá obstáculos pelo caminho. Falta de preparo, alguma dor durante o treino, queda de motivação, ou mesmo insegurança estão entre os principais problemas.
Em distâncias maiores, isso pode ser inclusive causa de abandono, pois muitos kms ainda estão por vir. Já nos 10km, a chance de estar próximo de concluir a prova quando isso ocorre é bem maior, pois estamos falando de um tempo de conclusão que fica em média entre 60 a 90 minutos. Isso dá a esperança de “chegar lá”, mesmo para a pessoa que hoje não corre absolutamente nada.
Viu como os 10km pode ser a entrada que procura no universo da corrida? Você tem alguma Assessoria Esportiva especializada para te ajudar a treinar corretamente e ter mais resultados? Compartilhe com a gente!!