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alcançar seu recorde pessoal na corrida

Como alcançar seu recorde pessoal na corrida?

O MAIOR DA HISTÓRIA. Mito. Lenda. São muitos os adjetivos para Eliud Kipchoge, o maratonista mais veloz (e talvez o melhor) que o mundo já viu.

Quem teve a oportunidade de ver a maratona de Berlin em 2018, realmente não se arrependeu. Foi emocionante!! E acredito que qualquer especialista aposte que apenas o próprio Kipchoge pode, num curto espaço de tempo, quebrar seu recorde pessoal na corrida e tradicional distância, hoje em 2h01min39seg (Lembrando que ele já correu para 2h00min26seg no Breaking 2 da Nike. Mas isso é outra história).

Atletas, na maioria dos casos, são a personificação de exemplos que devemos adotar para o esporte e para a vida. Eliud Kipchoge não “apenas” venceu a Maratona de Berlin de 2018, como acumulou 11 vitórias nas últimas 12 maratonas no período, quebrando novamente seu recorde pessoal (e mundial).

Por isso, separamos aqui 4 atitudes que todo corredor pode aprender (e aplicar) para alcançar seu recorde pessoal na corrida. Seja 5km ou uma maratona.

 

Alcançar seu recorde pessoal na corrida? Abdique

 

Apesar de rico, casado e com filhos, Kipchoge faz questão de morar num alojamento, correndo com outros atletas do seu grupo de treinamento, nos períodos mais específicos para uma prova importante. Ele entende que essa abdicação dá o foco e a concentração necessária para que ele possa render o seu máximo.

Isso mostra o quanto nós, corredores amadores, quando temos um objetivo importante, devemos às vezes abrir mão de uma pizza, sair com os amigos, beber… enfim, coisas que gostamos. Tudo em prol de algo maior.

Sem dúvida os melhores resultados que colhemos como corredores ocorrem no período de maior dedicação e disciplina, abrindo mão de determinados prazeres na busca por alcançar seu recorde pessoal na corrida.

 

Foque em seu treinamento de corrida

 

Como citado antes, Kipchoge venceu 11 das últimas 12 maratonas até 2018. Mas um detalhe que muitas pessoas desconhecem é que ele compete no máximo em 2 maratonas no ano, com raríssimas exceções ( Fez 3 maratonas em apenas 1 ano  ).

Ou seja: Não adianta querer melhorar seus tempos de meia maratona treinando forte para 10km, ou ter como objetivo quebrar seu Recorde pessoal em 10km fazendo longos extensos no fim de semana. Da mesma forma, fazer um zilhão de provas, algo bem típico de muitos corredores, pode muito mais atrapalhar do que ajudar você na busca pelo seu objetivo maior: alcançar seu recorde pessoal na corrida.

Treinar de forma específica sem dúvida é a chave para o sucesso.

 

Energia Positiva na corrida e treinos

 

Esse é um conceito que ganha cada vez mais força: O poder da mente sobre o corpo e o quanto ter uma postura positiva mediante seus desafios é fundamental para o sucesso. Hoje em dia, estudos tem mostrado que pessoas que adotam posturas mais pessimistas mediante seus treinos ou resultados se machucam mais.

Uma das coisas que mais chama a atenção em Kipchoge é seu semblante durante e logo após as provas. Um sorriso fácil, como se enfrentasse os desafios sempre esperando o melhor. Isso com certeza pode mudar sua corrida!

 

E o mais importante: treinar, treinar, treinar

 

A atitude mais óbvia muitas vezes é a menos destacada quando falamos de resultados. Muitos corredores buscam soluções mágicas na alimentação, no tipo de treino, no treino de fortalecimento. Claro que esses fatores contribuem (e muito) para uma melhor performance.

Mas a verdade universal é: quer melhorar sua corrida? Corra. Treine a corrida o máximo de dias possíveis, sempre em alinhamento com seu treinador, que poderá modular de forma adequada a quilometragem mais recomendada para seu perfil e fase do treino.

Eliud Kipchoge escreveu mais um capítulo de sua história nesse 16 de novembro de 2018. E você, está preparado (a) para escrever a sua?

Darlan Duarte é treinador e sócio da Pacefit Assessoria Esportiva

 

Confira também essas e outras informações em nosso blog e site da Runplace!

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