Ter saúde. Você com certeza conhece pessoas que não tomam atitudes para sair do sedentarismo e alcançar esse objetivo. Mas, dificilmente encontrará alguém que não a deseja. E nessa busca, duas estratégias são as mais indicadas: alimentação ou atividade física. Qual trás mais resultados? Que escolha me ajudará a ter mais saúde? Uma caminhada, corrida ou dieta?
Com certeza essa não é uma resposta simples. As duas opções tem virtudes e fraquezas. Nessa matéria, vamos destacar os principais pontos para fazer sua escolha.
Porém, sempre é importante frisar que a combinação de exercícios físicos e alimentação equilibrada promovem os melhores resultados. Além disso, dependendo da condição física e recomendações médicas, um pode ser mais importante que o outro, seja em caráter temporário ou permanente.
Corrida ou dieta: Qual vem primeiro?
A resposta é: depende da sua condição física, e o que tem de objetivo principal.
Por isso, vamos separar o que vem primeiro nessa “dobradinha”. Assim, de acordo com o seu perfil, você poderá escolher com muito mais informação se seguirá o caminho da corrida ou dieta.
Quero emagrecer
Se o seu foco é emagrecer, independente de perda de gordura e ganho de massa magra, começar pela dieta é o melhor caminho. Isso porque, quando somos sedentários, nosso gasto calórico acaba sendo um pouco baixo. O motivo é simples: ainda não temos fôlego para fazer uma atividade vigorosa.
A consequência disso é um gasto calórico baixo por sessão de treino. Se associar isso a uma alimentação ainda desregrada, a chance de conseguir bons resultados e emagrecer diminui consideravelmente.
Portanto, comece pela rotina alimentar e, aos poucos, os resultados virão. Quando isso acontecer, unir corrida e direta vai acelerar o efeito.
Quero ficar em forma
Você pode imaginar que dificilmente conseguirá entrar em forma escolhendo corrida ou dieta. Mas não é bem assim.
Para pessoas que buscam esse objetivo, a corrida deve vir primeiro, por alguns fatores:
-Ela promove o aumento de massa magra, assim como a perda de gordura de forma mais específica que a dieta;
-Sua musculatura fica com mais tônus, dando um aspecto de maior firmeza. Dificilmente esse resultado é alcançado apenas com alimentação equilibrada;
-Geralmente a sinueta do corpo muda e é muito comum as pessoas terem a impressão de que emagreceu mais. Portanto, o segredo está na retenção e ganho de músculos, ajudando a desenhar um corpo mais harmonioso;
Preciso reduzir o colesterol alto
Reduzir o colesterol tem um papel muito importante para promover o emagrecimento. Portanto, estar atento se a corrida ou dieta vem primeiro pode fazer toda diferença no resultado final.
Primeiro, temos que entender que o colesterol alto não é resultado de apenas um fator. Existe o colesterol alto decorrente de uma alimentação inadequada. Nesse caso, entre a corrida ou dieta, a última é a melhor opção.
Já em casos onde o HDL ( conhecido como colesterol bom ) está baixo, atividades aeróbicas como a corrida tendem a promover um melhor resultado em comparação a dieta.
Redução de stress
O que o stress tem a ver com emagrecimento? Muita coisa! Pessoas com altos níveis de irritação acabam dormindo muito pouco e fica mais cansado durante o dia. Isso impacta diretamente na liberação de uma série de hormônios que ajudam no emagrecimento, como o hormônio do crescimento, também conhecido como GH.
O alto stress também dificulta a mobilização de gordura. Isso porque o corpo, em função do batimento acelerado, opta por outras fontes de energia mais rápidas. Dessa forma, a gordura permanece predominantemente armazenada.
E nesse combate, a corrida acaba fazendo mais diferença em relação a dieta. A prática da modalidade promove a liberação de substâncias como endorfina e serotonina. Além de trazerem uma sensação de prazer e bem estar, reduzindo consequentemente o stress, elas também ajudam a um sono melhor.
Ficou claro para você a opção pela corrida ou dieta? Já sabe por onde começar sua busca por uma vida mais saudável e o emagrecimento? Compartilhe com a gente a sua dúvida é não deixe de seguir a Pacefit também nas redes sociais.