Todo corredor, desde os mais experientes aos iniciantes, se preocupam em realizar o passo a passo mais adequado para um melhor treino. E o aquecimento para corredores é um dos elementos mais discutidos no meio. Será que faz diferença mesmo? O que pode acontecer quando o corredor não faz? É isso que você irá descobrir a partir de agora
Costuma-se dizer que a corrida é um gesto natural. De fato, mesmo que tecnicamente o movimento não seja o melhor, ninguém é “ensinado” a correr. Porém, em função dessa afirmação, muitos praticantes da modalidade não dão a devida atenção a ações que podem fazer a corrida ficar mais eficiente e menos desgastante.
E quando falamos sobre o que não pode faltar no “ritual” da corrida, o aquecimento para corredores tem um lugar tanto especial quanto polêmico. Afinal, muitos corredores gostam de aquecer correndo, enquanto outros não abrem mão de fazer exercícios específicos.
Qual deles está certo?
Aquecimento para corredores versus alongamento
Antes de falarmos dos benefícios do aquecimento para corredores, é necessário diferenciar o mesmo do alongamento. Há alguns anos atrás alongar era uma sugestão frequente tanto entre médicos quanto educadores físicos.
Porém, já faz algum tempo que o alongamento não é tão indicado para a pré-corrida. Isso acontece porque uma frequência alta de execuções ou manter a posição por um tempo excessivo pode relaxar demais a musculatura.
Parece bom, né? Correr com a musculatura mais “solta”.
Ledo engano! Um músculo mais relaxado terá dificuldade para gerar força e também dar maior estabilidade ao corpo durante o impacto da corrida. Por isso, a recomendação é sempre optar pelo aquecimento ao invés do alongamento. Em outras palavras: não alongue antes de correr.
Benefícios de aquecer antes de correr
Realmente muitos corredores não gostam, mas fazer um aquecimento adequado antes de correr é super importante sob vários aspectos. Dentre os principais estão:
Aumentar a mobilidade e oxigenação dos músculos – Sabemos que correr mexe com o corpo todo. Porém, cada área do corpo tem funções diferentes. Alguns, como o quadril, joelho e abdômen, trabalham na estabilidade e sustentação do corpo. Já músculos como posteriores de coxa e panturrilhas, caso estejam devidamente aquecidas e ativadas, conseguirão mais rapidamente alcançar o melhor movimento, bem como subirão o rendimento de seu treino mais rapidamente;
Ajuda a correr com melhor técnica – Os exercícios de aquecimento para corredores englobam tanto movimentos de amplitude quanto de coordenação. Dessa forma, o cérebro entra muito mais pronto na atividade principal, deixando o corpo mais “ligado”, o que permite uma concentração maior e também uma postura melhor. Além disso, você consegue perceber claramente o corpo mais apto a correr, com músculos e articulações mais “soltas”.
Observar algum desconforto – Muitas vezes o corredor pode ter alguma região que exige maiores cuidados e que, ao sair sem aquecer, ela acaba não sendo notada. Um aquecimento adequado que tenha coordenação, amplitude e mexa com os músculos pode achar mais facilmente esse ponto de atenção, ajudando até na prevenção de alguma lesão;
Quais os melhores exercícios e tempo para aquecimento?
Existem uma série de exercícios no aquecimento para corredores que não podem faltar. Movimentos de mobilidade de quadril e tornozelo são sempre muito bem vindos. Além deles, os já famosos Educativos de Corrida não podem faltar, por todos os motivos já citados.
Skipping, Hop, Dribbling, Anfersen e Hopserlauf estão entre os principais. Porém, exercícios de saltos curtos, coordenação e inclusive agachamentos, no intuito de ativar a ação de força do músculo, ajudarão bastante.
Com relação ao tempo, algo entre 5 a 10 minutos é mais que suficiente para obter todos os benefícios. Mais do que isso pode levar a um cansaço inicial antes da sessão específica.
E você, também acha importante o aquecimento para corredores? Costuma fazer? Compartilhe com a gente!