Nem sempre o corredor gosta, mas ter o alongamento na corrida em sua rotina trás benefícios que nenhuma outra atividade pode trazer. Melhor postura para correr, menor desgaste físico e possível redução de lesões estão entre as principais causas. E você? Tem o hábito de alongar?
Estica daqui, puxa dali, aquela dorzinha contínua, o corpo tenso. Quem nunca passou por isso ao fazer um alongamento na corrida, seja antes ou depois de um treino?
A prática de alongar é um hábito extremamente saudável, e que produz muitos benefícios a seus praticantes. E quando falamos de corrida, infelizmente ele é ignorado por muitos corredores.
Porém, ter a prática de alongamento inserida em sua rotina promove um benefício não apenas a corrida, mas também em seu dia a dia. Por isso, apresentamos os principais motivos para alongar o seu corpo. Também mostramos como fazer disso uma tarefa menos árdua e um momento prazeroso dos seus treinos.
Alongamento na corrida “destrava” o corpo
Com o crescimento da tecnologia, passamos muito mais tempo do dia realizando tarefas sentado. Seja num computador, ou num celular, estamos constantemente em posições onde nosso corpo fica mais retraído. Região lombar, ombros e posterior de pernas são em geral as áreas mais afetadas. Adicionando isso ao período de sono, passamos em média 2/3 do dia encurtando excessivamente diversas regiões do corpo.
Portanto, é até “natural” que ter algum tipo de desconforto muscular faça parte de sua rotina. No Brasil, quase 13% da população tem dores nas costas. Esse número sobe consideravelmente quando expandimos para todo o corpo.
Agora, imagine você saindo para correr dentro dessas condições? Por isso, o alongamento na corrida é tão importante. Ele “destrava” o corpo, fazendo com que os músculos fiquem mais alongados. Isso permite que sua corrida seja mais eficiente.
Um exemplo prático: ombros curvados á frente é uma posição cada vez mais comum, dado o tempo que ficamos no celular. Essa posição prejudica a expansão do peitoral e, consequentemente, os pulmões. Se você faz alongamento regularmente, essa região terá um nível de flexibilidade muito mais favorável. Dessa forma, ajudará na melhor postura na corrida e, com o peitoral mais expandido, maior facilidade em captar oxigênio.
Alongar promove alívio de dores e tensão nos músculos
Ninguém precisa ser um expert para notar que, quando somos mais encurtados, gastamos mais energia em tarefas que exigem elasticidade. Isso inclui desde ações e tarefas do dia a dia (abaixar, subir em lugares altos, apanhar coisas que caem no chão) até modalidades esportivas ( natação, arte marciais, pilates, corrida, dentre outros).
Uma pessoa menos alongada terá uma tensão acima da necessária no corpo, pois a posição mais encurtada dos músculos acaba levando o corpo a realizar compensações, com o objetivo de buscar posições mais confortáveis. E como durante a corrida, esses mesmos músculos serão exigidos, essa condição tende a aumentar, causando dores durante o treino e também ao longo do dia.
Realizar o alongamento na corrida, mas também procurar se alongar durante o dia, com certeza irá contribuir para deixar seu corpo mais leve, com menores pontos de tensão e, consequentemente, gatilhos que causem dor.
Alongar deixará sua corrida muito mais “solta”
Se você é corredor e ainda não está convencido do quando o alongamento na corrida trás inúmeros benefícios, esse motivo com certeza pode mudar sua visão. Qualquer corredor que deseja evoluir em sua velocidade e técnica busca em geral melhorar dois pontos de sua corrida: deixar sua passada mais ampla e seu corpo mais “solto” para correr.
Muitos chamam esse estado de maior relaxamento, correndo quase sem fazer força, de “correr fácil”.
O alongamento na corrida relaxa corpo e mente
E já que mencionamos os principais aspectos físicos e de melhoria de rendimento com o alongamento na corrida, não podemos esquecer o aspecto mental. Qualquer corredor que deseja evoluir, principalmente para distâncias como uma maratona, por exemplo, deve ter uma mentalidade positiva.
Alongar constantemente evita picos de stress desnecessários e aumenta a confiança para todo tipo de desafio. É um momento que promove reflexão, relaxamento e concentração. Você fica focado em seu corpo, sua musculatura ficando mais leve e relaxada, o cansaço indo embora… quem nunca teve essa sensação ao fazer uma bela sessão de alongamento na corrida?
Por isso, se você ainda não tem o hábito, já passou da hora de você incorporar o alongamento na sua rotina. Você pode começar com sessões leves, de 10 a 15 minutos, sem forçar muito a flexibilidade. Aos poucos, conhecendo mais seu corpo e se acostumando com as posições, a evolução virá rapidamente.
E você? Já havia pensado em todos esses pontos positivos do alongamento na corrida e também para o dia a dia? Costuma alongar o quanto deveria? Comente aqui com a gente!