fbpx

Confira os principais benefícios de correr na esteira e vá mais longe

Boa parte dos corredores de rua tem certa aversão à esteira, e evita ao máximo fazer treinos de corrida dentro da academia. Porém, treinar na esteira pode ser uma estratégia muito interessante em diversas situações.

Confira abaixo os principais benefícios de treinar na esteira:

 

Benefícios de correr na esteira: Controle

 

Através das diversas informações obtidas na esteira, como distância, tempo percorrido, velocidade atual e frequência cardíaca é possível controlar com maior eficiência as variáveis do treino. Isso permite variar estímulos ao longo do treino e promover melhorias em sua corrida.

Com base nestas informações, também é possível monitorar a evolução do corredor através dos treinos. Outro benefício é a possibilidade de gerar diferentes estímulos através da variação de velocidade e/ou inclinação, de uma maneira muito mais segura e controlada, como os treinos intervalados e treinos de subida. A esteira também permite que se mantenha um ritmo constante, o que é muito mais difícil de fazer correndo na rua.

 

 

Segurança para correr

 

A corrida na esteira, além de proporcionar melhor controle fisiológico através das informações citadas, oferece também maior segurança. Esse é um dos maiores benefícios de correr na esteira. Ela mantem um piso liso e plano, sem buracos, degraus ou outros entraves que possam provocar uma queda ou até causar lesões comparadas à rua.

Outra vantagem é a ausência de interrupções, pois não há necessidade de parar o treino para atravessar ruas ou desviar de qualquer obstáculo. Sem contar a questão de estar em um ambiente seguro, o que é importante principalmente para quem costuma treinar no período noturno ou em regiões com maior índice criminal.

 

 

Adaptação para a corrida

 

Para um corredor iniciante, ou que está retornando aos treinos após um período afastado, a esteira pode ser uma boa companheira neste processo. Além das vantagens de controle e segurança, a esteira exige um menor trabalho muscular, se comparado à corrida na rua.

Isso ocorre porque não precisamos fazer força para nos propulsionarmos à frente, uma vez que o rolo se move para trás e precisamos apenas nos manter estabilizados sobre a esteira, enquanto na rua, há uma necessidade de empurrar o solo para movermos à frente. Além disso, a resistência do ar acaba nos impondo um maior desgaste.

A esteira conta também com um sistema de amortecimento. Isso reduz o impacto gerado pela corrida, o que também é interessante!

 

Clima

 

Corredor nenhum gosta de perder treino, certo? E a esteira é uma ótima aliada em dias mais frios, quentes e também com chuva. O clima não está propício? Sem problema! A esteira num ambiente climatizado pode ser a solução.

 

Praticidade para correr

 

Ao optar pela esteira, você certamente terá à sua disposição uma estrutura mais acessível para o treino. As academias geralmente contam com um vestiário. Lá, você pode guardar suas coisas em segurança e tomar banho após o treino.

Para quem não tem muito tempo disponível, fazer treinos de corrida e fortalecimento no mesmo dia é uma grande vantagem. A sua academia certamente conta também com um ponto para hidratação, facilitando esse processo.

Claro que treinar na rua é interessante e também tem uma série de vantagens. Principalmente na especificidade de se treinar à maneira como vamos competir.  Mas agora podemos tirar da cabeça a ideia de que treinar na esteira é ruim! A esteira é uma grande parceira dos corredores e pode auxiliar o atleta a manter a planilha 100% entregue, caminhando sempre em busca de melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos!

E aí, gostou dos benefícios de correr na esteira que falamos aqui? Você gosta de treinar na esteira? Comenta aí o que você prefere!

 

Quer conhecer um novo jeito de treinar corrida? Vem para a Runplace!

Sem comentários

Fazer um comentário