Qual pessoa nunca se pegou escrevendo em sua agenda como seria seu “dia perfeito”, incluindo trabalho, família, amigos… e atividade física, é claro. Mas isso não vem com mágica. Certas atitudes e organização são fundamentais. Separamos aqui como é a rotina ideal de um corredor e como fazer para você chegar lá
Disciplina é também planejamento. E não há motivação e força de vontade que sobreviva sem um plano claro. Para muitos corredores de rua que treinam há anos, ter a corrida em sua rotina é tão instintivo quanto escovar os dentes ou tomar banho.
Mas, para chegar nesse nível, um grande caminho tem que ser percorrido. Dores no corpo, cansaço, falta de motivação para ir treinar e ausência de resultados a curto prazo estão entre os principais obstáculos a serem vencidos. Até que, um belo dia, você percebe que aquela rotina é um grande prazer, e não treinar afeta seu humor, clareza e disposição.
Muito se fala sobre vencer essas dificuldades para criar esse cotidiano, mas poucos, de fato, sugerem uma rotina clara para que você possa seguir, e triunfar. Em outras palavras: Metas são o combustível da motivação do ser humano, e cada dia com um “verdinho” na agenda lhe trará um sentimento de controle e sucesso que você precisa ter.
Por isso, separamos o que seria a rotina ideal de um corredor. Confira agora.
Agenda da manhã
5h30– Hora do despertador tocar e você se preparar para o dia. Treinar à noite muitas vezes é a única opção, mas para quem pode treinar de manhã, sem dúvida é a melhor alternativa, pois as variáveis do dia não influenciam em sua regularidade.
5h45– Alimentos para esse momento devem ser de baixo volume e alta absorção, como sucos, frutas e carboidratos simples.
6h30– Pronto! Você chegou no Parque (Ou Academia) para correr. Importante não deixar de aquecer e sair num ritmo mais leve, pois os músculos ainda estão um pouco mais rígidos e precisam de tempo para se soltar.
8h00– Você chegou em casa e já é hora de sair para o trabalho ou começar seu Home Office. Durante essa rotina, é muito importante ter uma garrafa de água sempre junto à você, além de fazer pausas para caminhar ou mesmo alongar, evitando um curvamento de sua postura.
10h30– Bom momento para se alimentar ou fazer uma pausa. Independente se você trabalha em escritório ou em casa, procurar fazer o máximo possível de ações físicas, como se deslocar a pé, subir escadas e outros.
Rotina ideal de um corredor – Agenda da tarde
12h30– Muita gente usa esse momento do almoço para mexer em redes sociais, ver notícias. Nossa sugestão é que procure se desconectar. Isso ajuda a tirar a ansiedade que os eletrônicos nos impõem. Não consegue ficar sem? Use o tempo para ler alguma matéria sobre corrida ou falar do seu treino com seu treinador.
15h45– Caso você tenha programado uma segunda sessão de treino, é o momento para se organizar, checar horários e se preparar mentalmente para chegar na hora certa.
18h00– Fim do expediente. Aqui, vale citar o quão importante é, caso seja possível, que se desloque de bicicleta ou a pé. Além de mais prazeroso do que estar num carro ou transporte público, queimará muitas calorias a mais, ajudando no controle de peso.
Rotina ideal de um corredor – Agenda da noite
19h00– Não conseguiu treinar de manhã? Essa é uma nova oportunidade de correr e manter sua a rotina ideal de um corredor 100%. Caso seja sua segunda sessão do dia, é hora de complementar seu treino com exercícios musculares, focados em força, alongamento, mobilidade, etc.
Outra opção para quem treinou de manhã é aproveitar a noite para ver um filme, série, ler um livro ou encontrar os amigos. Para quem tem família, sabemos que esse é o momento deles, o que reforça ainda mais a opção de treinar pela manhã.
22h00 – Após o jantar, é hora de descansar. Procure usar eletrônicos no máximo 1 hora antes de começar a se preparar para dormir.
Ao final da semana, avalie quantos dias seguiu a rotina proposta, onde errou e o que pode ser melhorado para que isso não se torne uma constante.
Claro que aqui criamos uma rotina que não cabe a todo mundo que busca a rotina ideal de um corredor. Por isso, faça o exercício de ajustar horários claros e compatíveis com seu estilo de vida. Essa ação simples fará toda diferença em seus resultados.