O primeiro passo para ficar bom em algo é a vontade da prática. Muitas pessoas acham que a motivação para correr é algo natural, quase genético. Mas isso está muito longe de ser a verdade. Trabalhar certos comportamentos é o que faz a diferença. Aprenda como adquirir essas atitudes e virar um corredor focado
“Não nasci pra correr”.
“Você só treina assim porque gosta”.
“Não gosto de atividade física”.
Todo mundo conhece ou já falou parte dessas frases acima. De fato, existe uma facilidade maior de praticar esportes quando comparamos certas pessoas. Geralmente, isso está muito relacionado a hábitos adquiridos desde a infância: Você se alimentava bem? Sempre fez algum esporte? Seus pais tinham ou tem hábitos saudáveis?
Se você já tem a atividade física em sua rotina, virar um corredor de rua será muito mais fácil. Mas, e quem ainda não tem nenhum experiência com exercício ou treino cardio em geral e está na busca por motivação para correr? Quais os melhores caminhos? É o que você irá descobrir a partir de agora.
Disciplina primeiro. Motivação para correr vem depois
Sem dúvida, o principal erro para quem quer motivação para iniciar ou aprimorar sua corrida.
Uma das maiores fontes de empolgação e engajamento é o resultado. E ele só vem com muita disciplina e consistência nos treinos. Logo, quando você coloca a motivação à frente da disciplina, a chance de você faltar quando estiver num dia mais atribulado ou mesmo cansado aumenta muito.
Por isso, quando estiver treinando corrida, não pense no prazer que ela deve te proporcionar, e sim o resultado que lhe trará. Assim, você faltará pouco, se desenvolverá muito mais, e a motivação virá como uma consequência natural.
Uma boa referência é um prazo de 2 meses. Se após esse período você não tiver aumentado a motivação e resultados, é possível que algo em seus treinos precise ser revisto.
Tenha uma meta CLARA
Propósito gera engajamento. Salvo uma disciplina mais oriental, dificilmente fazemos as coisas porque “precisamos fazer”. Em geral, o que nos move a treinar com mais regularidade são as metas.
Quando falamos da busca desse propósito, ele podem ser desde uma dificuldade a ser enfrentada (exemplo: fazer uma caminhada ou trilha com família / amigos) até algo que envolva um desafio pessoal a ser superado, como correr uma maratona, por exemplo.
Da mesma forma, o foco por vir pelo medo de fracassar ou pela motivação para correr naturalmente. Não importa. Definir um desafio com data específica fará toda diferença.
Quer motivação para correr? Busque apoio especializado
Ter um treinador de corrida ou uma assessoria esportiva especializada é o próximo tijolo nessa construção rumo à motivação para correr.
Esse apoio é necessário não apenas para que evite pular etapas ou aplicar técnicas sem conhecimento, mas também ter alguém que irá cobrar seu compromisso com as metas até que isso flua naturalmente.
Muitas pessoas preferem grupos com apoio e contato presencial. Essa realmente é uma boa alternativa, mas não pode haver uma dependência desse cenário. Em outras palavras: não dá pra ser presencial, vá para o Online.
Siga perfis e vídeos nas redes sociais sobre o tema
A motivação para correr também virá da inspiração de histórias, seja com grandes atletas ou pessoas que, assim como você, tem uma rotina “normal” e buscam, no meio da rotina atribulada, conseguir disposição para treinar.
Atualmente, existem uma série de perfis muito legais que você pode seguir. Com certeza, em algum momento haverá um com o qual irá se identificar e se inspirar, assim como a inspiração que busca para seguir motivado em momentos difíceis.
Viu como ter motivação para correr pode não ser um “bicho de sete cabeças”? Ficou mais animado para treinar depois dessas dicas? Compartilhe com a gente, e não deixe de seguir nosso blog.