fbpx

Meia Maratona: como se preparar para o grande desafio

Muitos corredores consideram a distância ideal. Outros, a prova de fogo para virar um maratonista. Independente de como você vê a Meia Maratona, ela já se tornou uma das quilometragens mais populares entre corredores. Veja o que você precisa para encarar os 21km. 

Pessoas são movidas a desafios. Seja na parte profissional, nos relacionamentos ou área esportiva. Ter um objetivo nos move a fazer coisas que, sem um propósito, dificilmente faríamos. E para o corredor, na maior parte do tempo, se desafiar tem a ver com a próxima distância a ser batida.

Atualmente o número de corredores no Brasil é estimado entre 5 a 6 milhões. A maior parte é formada por corredores de provas de 5 e 10km. Ou seja, ainda são poucos os que decidiram se aventurar nessa jornada rumo à uma meia maratona.

Mas por quê? A resposta é relativamente simples: É um grande desafio. Para ser mais exato, estamos falando de 21.097m. Para se tornar um meio maratonista, essa é a distância em metros que você deverá superar. O tempo médio de conclusão, levando em conta as principais provas do país, fica entre 2 a 2 horas e 30 minutos. Isso mostra o quanto a meia maratona exige tempo, preparação e uma série de requisitos que vamos tratar nessa matéria.

Requisitos para a Meia Maratona

Um dos grandes problemas para quem deseja se tornar um meio maratonista é não ter paciência em respeitar as etapas que moldam um corredor da distância. Assim como nas artes marciais, é necessário um tempo de maturação. Quando se começa a correr, você é um “faixa branca”. Mas com o tempo e experiência, você evolui como corredor e se prepara de fato para encarar a meia maratona da melhor forma.

Por isso, vamos passar quais os requisitos necessários para encarar o desafio. Dessa forma, você terá segurança para saber quanto tempo deverá se dedicar e qual o momento certo. Confira!

Ter histórico nos 5 e 10km

inexperiência. Um dos principais erros na hora de encarar a meia maratona. Ter experiência em provas menores, como 5 e 10km, irão ajudar no ganho de experiência e confiança. Treinar é bem diferente de participar de uma prova. A empolgação numa largada ou ficar num pelotão fora do seu ritmo habitual pode estragar toda sua estratégia, por exemplo. Além disso, manter a concentração em seu ritmo mediante uma atmosfera tão especial também é algo a ser desenvolvido.

meia maratona e como se preparar

Atualmente as corridas de rua com distâncias de 14 a 18km vem se popularizando rapidamente. E um dos motivos é a possibilidade de correr em distâncias que serão chave na sua preparação para a Meia Maratona. Com certeza elas também devem ser inseridas no planejamento da prova.

Em resumo: provas menores só trarão benefícios e bagagem para correr os 21km.

Atenção ao fortalecimento e suplementação

As distâncias de 5 e 10km são as mais praticadas não apenas porque são mais curtas. A principal diferença delas em relação à meia maratona é o fato de que aspectos musculares e nutricionais nessas distãncias são bem menos impactantes para um melhor rendimento. Isso porque em atividades que ultrapassam 60 minutos fatores como glicemia no sangue, hidratação e fadiga muscular passam a ter um peso maior para a continuidade da corrida.

Por isso, definir com um nutricionista estratégias para sua alimentação antes e, principalmente, durante os treinos e prova farão toda diferença. Já com relação ao fortalecimento muscular, seu principal objetivo será retardar a fadiga. Músculos fortes agem como a gasolina de um carro, permitindo que a “máquina” fique estável e o corredor use todo seu potencial cardiovascular para correr.

Além disso, ele também age com um “filtro” das articulações, absorvendo o maior impacto e evitando dores e problemas inflamatórios que podem comprometer seus treinos ou mesmo a prova. 

Quer encarar a meia maratona? Tenha orientação especializada

Para uma distância com tamanho desafio, tentar ser autodidata pode ser um erro fatal. Cada corredor responde a preparação de uma forma. Portanto, ter um treinador especializado para te guiar nessa jornada rumo à meia maratona é essencial.

Elaborar um planejamento completo para você, avaliar seu rendimento, ajustar dias de treinos de acordo com sua evolução e motivá-lo para a sua meta estão entre os principais benefícios.

E para quem hoje tem dificuldade de horário, o suporte de treinamento de corrida online vem crescendo muito e com certeza você terá diversas opções e possibilidades de escolher seu treinador.

Está mais motivado e sentindo-se pronto para encarar a meia maratona? Já preenche todos os requisitos ou não? Compartilhe com a gente e continue acompanhando nossas matérias do mundo da corrida.

Sem comentários

Fazer um comentário