A corrida urbana vem ganhando um grande espaço no coração dos corredores. Mas para que se possa aproveitar ao máximo a prática de correr na rua, alguns cuidados são essenciais. Veja quais são as principais a partir de agora.
Pode ser a praticidade de começar o treino saindo de casa, a ideia de contemplar a cidade correndo por lugares desconhecidos, ou ver uma outra ótica diferente de certos lugares através da corrida. Não importa. O fato é que é cada vez maior o número de pessoas que estão saindo de praças, parques e se aventurando por avenidas e ruas da cidade.
Os benefícios de correr já são mais que conhecidos, e cada corredor dá um peso para os resultados. Uns destacam o condicionamento e controle de peso. Outros destacam o aumento da concentração e a “higiene mental” que a corrida proporciona. Porém, correr pela cidade tem vantagens e desvantagens. E não apenas isso. Diversos cuidados devem ser tomados para que essa opção se mantenha como uma prática segura e não um grande problema.
Pensando nisso, nós separamos os 5 cuidados que todo corredor deve tomar na hora de encarar o asfalto e dividir o espaço com carros, pessoas e outras paisagens da cidade. Confira agora se você está correndo do jeito certo.
1. Vai correr na rua? Seja menos exigente com seu desempenho
Disparado um dos principais erros que o corredor comete. Por mais que se conheça o bairro ou a região que irá correr, a falta de controle dos fatores externos é muito grande: acidente de trânsito, calçada cheia de pessoas, região com muitos sinais. Estamos falando de uma série de fatores que, em algum momento, irá comprometer a consistência do seu treino.
Vai correr na rua? Se exija menos. O objetivo deve ser outro que não uma marcação obsessiva no relógio. Tente impor um ritmo programado para o dia, mas sem “neuras”, pois não apenas isso pode levar a frustração, como colocar a segurança em risco. Por estes motivos, treinos de velocidade (os conhecidos intervalados) não são indicados de fazer na rua.
2. Corra sempre no contra fluxo da via
Essa é uma atitude essencial. Porém, iniciantes na corrida geralmente não sabem da importância dessa atitude.
Correr na rua sempre na direção contrária da via é uma medida vital para se proteger, pois dá ao corredor a visão do deslocamento do trânsito, permitindo que ele se antecipe ao menor sinal de perigo.
Já para os motoristas e ciclistas, facilita a visualização do corredor. Aqui, vale uma dica adicional: procure sempre correr com cores mais vibrantes na rua, principalmente à noite. Atualmente, existem diversas roupas para correr que contam com faixas Reflexivas, exatamente com o objetivo de dar mais visibilidade.
3. Procure correr ao máximo na calçada, longe de ruas e ciclovias
Sabemos que nem sempre é possível, mas a calçada sempre será mais segura para a prática da corrida do que as ruas e as ciclovias.
Infelizmente muitos corredores veem com naturalidade correr num espaço destinado a bicicletas só porque o fluxo pode não ser alto. Não é a atitude mais correta, pois essa “praticidade” pode causar sérios acidentes. O mesmo vale para quem tem o hábito de correr na rua, mesmo com muitos locais dispondo de calçadas.
Existe um “preço” na prática da corrida urbana, e realizar sua corrida na calçada, mesmo com mais pessoas e possivelmente atrapalhando o ritmo de treino, é o mais indicado e seguro.
Outro ponto é prestar atenção aos buracos e irregulares, algo que infelizmente é muito comum.
4. Vai correr na rua? Respeite as leis de trânsito
Essa é uma das atitudes mais importantes e que pode ser a diferença entre uma corrida prazerosa pelas ruas e um acidente.
Como citado no início da matéria, o corredor urbano deve ser menos exigente com seu desempenho quando está correndo na rua. Por isso, parar quando avistar um sinal vermelho deveria ser algo totalmente natural.
Porém, são inúmeros os corredores que, na ânsia de não perder o ritmo de seu treino, “furam” a orientação e atravessam às ruas nessa condição, colocando a si e aos outros em risco.
O mais correto é sempre aguardar o sinal verde da via para continuar a corrida. Aqui vale 2 dicas adicionais sempre que ocorrer essa situação: mantenha uma corrida estacionada, ou corra na direção contrária por 20 a 30 segundos, dando tempo do sinal abrir quando estiver novamente no local.
São medidas simples, mas que fazem toda diferença na hora de realizar seu treino com segurança.
5. Estude bem o percurso que irá fazer
Um dos pontos mais positivos de correr na rua é o fato de interagir com a cidade, por vezes mudando o caminho e fazendo uma corrida mais contemplativa. Mas certas cidades tem uma altimetria muito variada, e isso não pode ser ignorado.
Por isso, não deixe de estudar os locais em que irá correr antes de começar seu treino. Variações muito constantes ou acentuadas podem te levar a se lesionar com maior facilidade. Essa é uma das atitudes mais importantes e que pode ser a diferença entre uma corrida prazerosa pelas ruas e um acidente.
E você, costuma adotar essas medidas ao correr na rua? Tem outras dicas que também acha importante, mas que não foram citadas? Compartilhe com a gente e conheça os planos da Runplace para iniciar ou evoluir na corrida .