Na era das respostas ao alcance de um clique, é muito comum imaginar que se sabe tudo sobre um assunto, antes mesmo colocar a informação em prática. Para quem irá começar na corrida de rua, não é diferente. Porém, existem alguns segredos na modalidade ainda pouco mencionados, e que você começará a descobrir a partir de agora.
Os caminhos para se tornar um corredor são diversos. Alguns optam pelo caminho mais rápido, querendo encarar logo as principais distâncias e provas pelo mundo. Já outros preferem apostar no ganho de experiência ao longo dos anos, entendendo melhor como se tornar um corredor completo sem pular etapas de sua preparação.
Independente de qual perfil você tenha, uma coisa não pode faltar: informação. E se é daqueles que lê bastante coisa sobre corrida de rua, segue os principais canais no YouTube, e está sempre em busca de alguma dica nova, essa matéria é para você.
A corrida tem alguns segredos apenas os corredores mais experientes conhecem. Isso pode te ajudar muito a não cometer erros importantes, que por vezes custam meses de treinamento.
Confira agora os principais erros na corrida de rua que nunca te contaram
Correr não é para qualquer um
É isso mesmo. Sabemos que existem esportes onde o biotipo é essencial para que o praticante seja competitivo. No basquete e no vôlei, por exemplo: os maiores dominam. Na ginástica olímpica, ser “baixinho” é bem mais vantajoso.
E na corrida de rua? Também existem biotipos que terão maior facilidade de se adaptar. É o caso de pessoas com estruturas ósseas mais finas, os chamados Ectomorfos. Corredores com esse perfil tendem a correr com maior facilidade, pois naturalmente carregam menos peso.
Outro ponto de dificuldade são pessoas com pernas muito grossas ou quadris muito largos. Isso porque o esforço para impulsionar e estabilizar o corpo será bem maior.
Isso quer dizer que pessoas com essas características não devem correr? Não necessariamente. Porém, eles terão que travar uma batalha para preparar o corpo muito maior do que o perfil magro e longilíneo. Focar no Fortalecimento Muscular, perda de peso e técnica de corrida será essencial para se manter saudável como corredor.
Cuidado: corrida de rua VICIA!
Esse é um ponto polêmico de nossa lista de segredos, pois é comum – principalmente quando se trata de esportes – que as pessoas enxerguem um comportamento excessivo (ou obsessivo) como uma qualidade.
Mas, não é bem assim. Tal como o remédio, a dose é a diferença entre o resultado positivo e negativo.
No caso da corrida de rua, é comum imaginar que participar de provas todo fim de semana seja algo desejável. Afinal, isso mostra o quanto o corredor está apto a desafios regulares. Porém, estar o tempo todo competindo, além de aumentar muito o desgaste físico, pode tirar aquele “frio na barriga” que a distância entre um evento e outro oferece.
Além disso, a chance de não conseguir atingir seu auge de rendimento passa a ser grande, já que o corpo está sempre se desgastando.
Portanto, mesmo se você é um corredor de rua que gosta de competir, deve escolher provas ao longo do ano que permita uma preparação completa, e não uma escolha aleatória e sem planejamento.
Até o talento natural precisa de tempo para evoluir
Quando se observa algumas pessoas correndo, é quase instantânea a frase “nasceu para correr”. Porém, o que deveria ser mais um elemento que ajudará a evoluir na corrida tem se tornado uma justificativa para pular fases, queimar etapas.
Explicando melhor: é certo que existe o talento natural para um esporte. Mas, se o corredor em questão não tiver um preparo necessário, com orientação adequada e desenvolvendo bem uma distância antes de evoluir para outras, podem ocorrer frustrações. Isso porque ele precisa explorar ao máximo seu potencial, e isso é só com o tempo conseguirá proporcionar.
O tênis ideal para correr NÃO EXISTE
Com o crescimento global da corrida de rua, praticamente todas as gigantes do mercado esportivo entraram no segmento tênis de corrida. Isso é ótimo, pois aumenta a concorrência e estimula a inovação.
Por outro lado, na ânsia de dominar o mercado, muitas vendem seu modelo ou tecnologia como “a salvação”. Infelizmente, diversas pessoas – principalmente iniciantes – acreditam que existe o tênis ideal para correr 10km, por exemplo. Mas, a verdade é que cada corredor, independente do estilo e nível de treinamento, se adapta a certas marcas e tipos de tênis, e outros não.
Em resumo: não existe o tênis ideal. O que todo corredor deve fazer é sempre procurar informações sobre o tênis (principalmente com relação a peso e “grip” do calçado) e testar regularmente marcas diferentes. Dessa forma, você conseguirá acompanhar a evolução da tecnologia e, ao mesmo tempo, saber quais modelos realmente se adapta melhor.
Quer evoluir na corrida de rua? Você precisa de um treinador
Não tem jeito. Muito se fala sobre q questão de alguns corredores serem “autodidatas”, mas a verdade é que, a não ser que ele seja educador físico, não faz sentido ele permanecer sem treinador. Os dois motivos principais:
Falta de conhecimento para ajustes finos– Todo mundo que começou de forma independente deve ter sentido uma enorme melhora quando começou a correr. Porém, depois de certo tempo, o corpo passa a estagnar, dependendo de estímulos mais específicos para seguir melhorando. Nessa hora é que o papel do treinador de corrida faz toda diferença.
Falta de desafio e natural acomodação– Dificilmente uma pessoa que monta seus próprios treinos não irá priorizar os que gosta mais. Isso acaba criando um ambiente de pouco desafio. O treinador de corrida acaba quebrando esse ciclo, trabalhando o que é necessário para a evolução, e não a preferência instintiva do corredor.
Viu como a corrida de rua tem mais segredos do que se imagina. Tem algum que você conhece e gostaria de compartilhar? Não deixe de comentar. —