Você pode estar dando apenas os primeiros passos na corrida ou já ter experiência de muitos anos, mas o fato é que existem certos vícios ou conceitos equivocados que fazem o corredor não incluir em sua rotina atitudes essenciais para um melhor desenvolvimento. Hoje apontaremos os maiores erros de um corredor de rua que você precisa evitar. Comece agora a entender onde você precisa mexer em seu treinamento
Erros são comuns em qualquer área de nossas vidas. Por vezes pecamos na parte profissional, em outras na pessoal. Quando falamos de atividade física, em especial a corrida, a lista de erros que podemos cometer é grande e por vezes perigosa, pois pode não apenas te levar a lesões, bem como comprometer até sua saúde.
Para te ajudar a evitar essas “cascas de banana”, separamos os 5 maiores erros que todo corredor de rua deve conhecer e evitar. Confira a partir de agora a lista.
1. Não procurar apoio de um treinador de corrida
Esse erro que é dos mais básicos infelizmente está entre os mais frequentes. Ter um apoio especializado é fundamental para que seus treinos possam ter uma direção e prescrições adequadas.
Canais de YouTube ou redes sociais especializadas na modalidade são opções importantes para conhecer tendências e até questionar certos tipos de treinamento de corrida, mas eles não podem substituir a atuação de um profissional especializado. Por isso, busque hoje uma assessoria de corrida e evite esse que é um dos maiores erros de um corredor de rua, principalmente entre os iniciantes.
2. Não existe uma fórmula. Cada corredor reage de um jeito
“Você não é todo mundo”.
É quase impossível que em algum momento da sua vida você não tenha ouvido essa frase dos seus pais. E de fato, eles tinham razão. Para o bem ou para o mal, cada pessoa reage de uma forma a um estímulo.
Correr 4 a 5 vezes na semana? Pode funcionar para seu amigo, mas não para você. Idem para quem faz treinos com altos volumes de quilometragem, ou quem não faz fortalecimento e mesmo assim tem bons resultados. Querer seguir um modelo que não é o seu está entre os erros de um corredor de rua que podem custar queda de rendimento ou mesmo lesões.
Em resumo: o que vale para mim, não vale para os outros, e vice versa. Você tem que ir descobrindo as coisas que funcionam para seus treinos, de preferência sempre com um direcionamento de um profissional especializado.
3. Um dos maiores erros de corredor de rua: Achar que treino é prova
Talvez esse título possa não fazer sentido para todos que treinam corrida. Por isso, vale uma explicação mais detalhada.
Quando começamos a correr com mais frequência e a evolução vem, é comum querermos treinar sempre no limite, entendendo que é sinônimo de compromisso. Isso é um grande erro. Frases como “estava me sentindo bem e acabei forçando um pouco mais” se tornam cada vez mais frequentes. Porém, essa ideia de dar sempre o seu máximo em cada treino é interpretada de forma equivocada por muitos.
Treino não é prova. Forçar sempre em todo treino como se fosse uma corrida de rua pode levar gradualmente a uma fadiga residual. A longo prazo, isso começa a impactar numa menor recuperação, maior cansaço físico e mental, assim como uma queda de desempenho.
Por isso, a variação entre treinos mais leves e intensos ajuda o corpo a se adaptar melhor e seguir evoluindo com mais segurança.
4. Não aquecer adequadamente
Um dos itens de maior polêmica quando falamos sobre os maiores erros de um corredor de rua.
Grande parte das pessoas que treina corrida entende como aquecimento o ato de iniciar correndo de forma mais leve e, aos poucos, ir encaixando seu ritmo.
Porém, o problema desse processo é que muitos músculos ainda estão encurtados ou pouco ativados, principalmente para quem corre de manhã. Isso acaba levando a um impacto maior no corpo, gerando sobrecargas em certas regiões e maiores desequilíbrios em outras.
Nossa sugestão é que todo corredor realize um aquecimento direcionado antes de começar sua corrida. Estamos falando em algo em torno de 8 a 10 minutos, com trabalhos coordenativos, educativos de corrida e exercícios de mobilidade. Isso ajudará o corpo a estar “acordado” na hora de correr. Seus músculos irão responder melhor e sua técnica será melhor aplicada muito mais cedo, o que pode ser determinante para seus resultados, principalmente para quem corre grandes volumes, como o treinamento para uma maratona, por exemplo.
5. ”Caçador de Medalha”: um dos erros do corredor de rua que você deve evitar
Sim, participar de uma prova é o ápice para alguém que faz treinamento de corrida. E é exatamente por isso que esse momento não pode ser banalizado e feito com uma regularidade muito alta.
“Caçador de Medalha” é o termo popular usado entre corredores para definir alguém que faz uma quantidade muito grande de provas num prazo curto de tempo. Não é incomum esses corredores trocarem os treinos longos do fim de semana por um evento de corrida de rua.
Entendemos que a sirene de largada, a hance de correr em lugares diferentes, passar por um pórtico de chegada e botar uma medalha no peito são momentos muito legais. Mas a verdade é que se você está sempre correndo provas, pode não ter tempo suficiente para treinar direito.
“Mas a distância era igual ao do treino”, alguns podem alegar. Porém, a altimetria muda, a intensidade muda e, principalmente, a motivação muda. Raramente você encontrará corredores que não dão o máximo numa prova, o que pode não ser interessante quando falamos de evolução. Como já explicado anteriormente, existem momento de intensidade e outros de maior controle e recuperação do corpo.
Por isso, fale com seu treinador e procure criar um calendário que tenha equilíbrio entre treinos e competições.
E você, o que achou dos maiores erros de um corredor de rua? Costuma cometer algum deles ou discorda da Lista? Colocaria outras opções? Compartilhe, comente aqui com a gente e não deixe de conferir nossas diversas matérias sobre corrida no blog.